Mediador: Mário Martinez (Unicamp)
Local: CDC – auditório 3
Data e horário: 17/9 – 16:00h – Segunda-feira
Debatedores:
Domingo Alberto Tarzia (Universidad Austral, Argentina)
Jaime San Martin (Universidad de Chile, Chile)
Alvaro Riascos (Universidad de Los Andes, Colombia)
Mediadora: Walcy Souza (UFRJ)
Local: IMECC - auditório
Data e horário: 18/9 – 19:15h – terça-feira
Debatedoras:
Helena Lopes (UFRJ)
Carolina Araújo (IMPA)
Christina Brech (USP)
Mediadora: Laura Rifo (Unicamp)
Local: IMECC - auditório
Data e horário: 20/9 – 19:15h – quinta-feira
Debatedores: Severino Cirino de Lima Neto (UNIVASF), Antonio Cardoso do Amaral (Escola de Ensino Médio Augustinho Brandão, Cocal dos Alves, PI) e Antonio José Lopes (Bigode).
Descrição: Esta proposta está voltada para professores do Ensino Fundamental e Médio, para alunos da Licenciatura em Matemática e profissionais da área da educação.
O impacto de iniciativas de incentivo à aprendizagem de matemática pode ser medido através dos resultados obtidos pelos alunos em diversas instâncias de avaliação, como, por exemplo, ENEM, Prova Brasil e Olimpíadas de Matemática, OBM e OBMEP, dentre outras.
Nesta mesa redonda, apresentaremos as experiências de dois projetos de destaque no ensino de matemática na escola pública:
1) Prof. Dr. Severino Cirino de Lima Neto, Universidade Federal do Vale do São Francisco, Juazeiro, BA. Desenvolve o projeto ``Descobrindo talentos em Matemática'', que tem como principal objetivo a preparação de estudantes de ensino básico, público-alvo da OBMEP, Olimpíadas Municipais de Matemática, entre outras competições relacionadas à Matemática. O projeto está em sua sexta edição e, desde o início, vem revelando talentos e, assim, instigando estudantes de vários níveis de escolaridade a ter um olhar diferente da matemática, despertando-os e incentivando-os na escolha de um curso superior. Anualmente, o projeto atende em média 300 estudantes de diversas escolas públicas de Petrolina/PE e Juazeiro/BA.
2) Prof. Antonio Cardoso do Amaral, Unidade Escolar Augustinho Brandão, Cocal dos Alves, PI. Cocal dos Alves é um município com cerca de seis mil habitantes, no sertão do Piauí. A cidade acumula mais de 150 medalhas e inúmeras menções honrosas na OBMEP, desde 2006. Um resultado impressionante para um município cujo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é um dos 50 mais baixos do país e onde cerca de 95% da população vivem do Bolsa-Família. Na Prova Brasil, a proporção de alunos de 9o ano que aprenderam o adequado é igual a 83%, em comparação com a média do Brasil de 14%, e no SISU, a taxa de aprovacão é de 70%.
3) Prof. Antonio José Lopes (Bigode), presidente da SBEM (Sociedade Brasileira de Educação Matemática).
Após as apresentações, haverá discussão aberta com o público, ocupando todo o restante do tempo. Este tempo de discussão torna-se relevante dado que percepção das similitudes e diferenças entre as realidades das diferentes regiões do Brasil permite promover um debate rico no que tange ao ensino e aprendizagem de matemática, em particular.