O evento





O CNMAC

O Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional (CNMAC) é o evento mais importante da Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC) e tem se convertido no maior evento da área tanto do Brasil quanto da América Latina. O congresso tem como objetivo congregar professores(as), pesquisadores(as) e outros(as) profissionais de universidades, centros de pesquisa e empresas, das mais diversas áreas da Matemática Aplicada e Computacional, para divulgar e discutir resultados recentes das suas pesquisas e trabalhos em andamento. Desta forma, o evento tem se tornado um ponto de encontro para tomar ciência da produção científica sobre a área nas principais instituições nacionais. O programa do CNMAC inclui minicursos, minissimpósios, conferências, sessões técnicas de comunicações orais, sessões de painéis gerais e painéis de iniciação científica. Além disso, são promovidas sessões especiais dedicadas ao Ensino, incluindo atividades para professores do ensino básico. Adicionalmente, desde 1995 o evento tem premiado os melhores trabalhos de iniciação científica e, posteriormente, a partir de 2002 os melhores trabalhos de dissertação de mestrado e tese de doutorado. Todas as informações sobre os prêmios da SBMAC encontram-se no endereço  http://www.sbmac.org.br/premios. As premiações ocorrem durante o CNMAC.

 

A primeira edição do CNMAC aconteceu em Belo Horizonte (MG), em 1978, e, a partir dessa data, contou com realização anual até 2010,  tornando-se, depois, bienaOdelar Leite Linhares no 1ro Simp. Nacional de Cálculo Numérico, Belo Horizonte (MG), 1978 – Foto: Museu de Computação do ICMCl. Em 2015, o CNMAC voltou a ser um evento anual e sua 38a. edição aconteceu em Campinas, de 17 a 21 de setembro de 2018, com mais de 600 participantes de instituições de ensino e pesquisa de todo o país, além de convidados e participantes do exterior. Informações sobre todas as edições estão disponíveis no link EVENTOS ANTERIORES.

 

A 39a. edição do CNMAC acontecerá em Uberlândia, MG, de 16 a 20 de setembro de 2019, nas dependências da Universidade Federal de Uberlândia. Venha participar do CNMAC e conhecer a Universidade Federal de Uberlândia. É uma grande oportunidade para discutir e aprender sobre assuntos relacionados à Matemática Aplicada e Computacional em vários níveis, com atividades dedicadas a professores(as) do ensino básico, cobrindo desde a graduação até a pesquisa científica de ponta comunicada por pesquisadores(as) com grande experiência na área.

 

O CNMAC ... em Uberlândia!

“Eeeeei, Uberlândia! Não deu pra segurar a barra, então eu voltei” (– Leandro e Leonardo cantando o sucesso Rumo à Goiânia, aqui na cidade). Depois de 26 anos, o CNMAC voltará a ser sediado na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) que, desde a sua fundação em 1969 e a sua federalização em 1978, vem priorizando a produção e a disseminação das ciências, tecnologias, inovações, culturas e das artes.

Em 1993, o então Departamento de Matemática (DEMAT) do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia da UFU, com o apoio de professores novatos e experientes, sediava o XVI CNMAC. Naquela ocasião, o DEMAT, em plena expansão, contava com 40 docentes que atuavam em áreas diversas (as mesmas áreas de hoje): Educação Matemática, Estatística, Matemática Aplicada e Matemática Pura. Atualmente, a Faculdade de Matemática, criada em 2000, conta com 99 docentes efetivos, 85 atuando no Campus de Uberlândia, 9 em Monte Carmelo e 5 em Patos de Minas; 87% desses docentes são doutores e parte desse efetivo atua no Programa de Pós-graduação em Matemática (Mestrado), que iniciou em 2007. A história se repete: as gerações do passado e do presente se unem para organizar mais um CNMAC, com a energia e o entusiasmo característicos de nossa instituição.

Uberlândia fica no Triângulo Mineiro. Quem é que não conhece as 3 cidades com “B” do Triângulo: Beraba, Berlândia e a … (sem provocações!) ... Bela Araguari? Cidades famosas pela farta culinária, pela diversidade artística, cultural e religiosa (Pena Banca e Xavantinho, Grande Otelo, Luiz Salgado, Trem das Gerais, Nossa Senhora da Abadia, Chico Chavier e outras) e por suas belezas naturais. Beleza, fartura e diversidade expressas no significado de seus nomes: Uberaba, Y-Beraba, do tupi-guarani, águas claras, límpidas e brilhantes; Uberlândia, Ubere-Land, junção do latim com o inglês, terra fértil, terra da fartura; Araguari, também indígena, araguá-r-y, o rio do vale das araras, ou o rio da morada dos papagaios. Um pouquinho disso tudo, arrebatamento de emoções e sensações – uma explosão de matéria, sons, aromas, cores e sabores, pode ser encontrado no Parque do Sabiá, em Uberlândia. A visita vale a pena; um estímulo para o sexto sentido.


A SBMAC e a UFU,

através de suas comissões científica e organizadoras,

esperam contar com sua colaboração para a realização de mais uma edição desse projeto!


 

Foto: Odelar Leite Linhares no 1ro Simp. Nacional de Cálculo Numérico, Belo Horizonte (MG), 1978

Credito: Museu de Computação do ICMC.

Midias Sociais - Contato

Você tem alguma dúvida?



CNMAC / SBMAC

Edifício Medical Center
Rua Maestro João Seppe, nº. 900, 16º. andar - Sala 163
São Carlos/SP - CEP: 13561-120
e-mails: cnmac@sbmac.org.br / sbmac@sbmac.org.br